Saltar para o conteúdo

Canecas de Ciência

Chegaram à loja do Técnico as novas canecas de ciência, com algumas das mais simbólicas imagens da diversidade de investigação que se faz na Instituição. Imagens de ciência captadas e trabalhadas por investigadores. Buracos negros, plasmas, cristais, robots e muito mais. Uma iniciativa ACIM, com a participação do ComunicaCiência.

 

Buraco negro | Rodrigo Vicente

Como é que veríamos um buraco negro se este se estivesse a mover frontalmente na nossa direção a velocidade enorme por entre radiação eletromagnética? A resposta está nesta imagem, uma simulação feita por Rodrigo Vicente, enquanto estudante de doutoramento no Técnico / CENTRA (hoje investigador pós doc no Institut de Física d’Altes Energies, Espanha), que procura perceber em detalhe como é que os buracos negros interagem com a matéria e a radiação à sua volta, de forma a podermos usar as observações de ondas gravitacionais e as imagens de buracos negros para estudar a vizinhança destes objetos. As cores da fotografia representam a intensidade de fluxo de energia através de um ecrã colocado a uma certa distância do buraco negro e resultam de cálculos numéricos usando a teoria da relatividade geral de Einstein.

Nanoespuma de cobre e níquel para a produção de hidrogénio verde | Fátima Montemor

Parece uma pintura de Van Gogh, mas trata-se da imagem uma espuma metálica, à base de cobre, com propriedades electrocatalíticas que podem ser exploradas, por exemplo, para a produção de hidrogénio ou para a conversão de dióxido de carbono em compostos químicos utilizados no fabrico de inúmeros produtos do nosso dia a dia. Foi registada no grupo de investigação coordenado por Fátima Montemor (na fotografia), professora e investigadora do Técnico / Centro de Química Estrutural (CQE).

Robot iCub Chico | José Santos-Victor

Criado para reconhecer o ambiente circundante, identificar rostos humanos, ou até manipular pequenos objetos, o robot humanoide de alcunha “Chico” foi desenhado para se assemelhar a uma criança, tanto em aspeto quanto em capacidades. Este robot do Instituto de Sistemas e Robótica de Lisboa, uma “cria” robótica de José Santos-Victor (Técnico / ISR-Lisboa) é uma plataforma de tecnologia aberta e um dos 15 que existem a nível mundial, o que permite que, globalmente, seja um dos mais sofisticados de todo o mundo.

*Chegaram à loja do Técnico as novas canecas de ciência, com algumas das mais simbólicas imagens da diversidade de investigação que se faz na Instituição. Imagens de ciência fotografadas por quem a faz. Buracos negros, plasmas, cristais, robots e muito mais.

Dendrite de níquel e cobalto para armazenar energia | Sónia Eugénio

Nesta imagem que faz lembrar uma espécie de flor de cristal estão representadas dendrites metálicas, à base de níquel, com elevada área superficial que permite armazenar energia. Foram desenvolvidas no Técnico e posteriormente utilizadas no fabrico de dispositivos de armazenamento de energia à base de elétrodos. Estas dendrites, registadas por Sónia Eugénio (Investigadora do Centro de Química Estrutural) estiveram na origem do desenvolvimento de um dispositivo comercial fabricado pela C2CNewcap, uma spin-off do Técnico.

Choque de Plasma | Samuel Martins

A imagem faz lembrar as ondas do mar, mas representa uma simulação numérica num supercomputador de uma onda de choque semelhante às das explosões de raios-gama ou de supernovas, que se movem quase à velocidade da luz. No nosso dia-a-dia, as ondas de choque mais próximas são os grandes “bangs” dos aviões que viajam a velocidades superiores à velocidade do som. Esta imagem da autoria de Samuel Martins, na altura estudante de Doutoramento no Técnico (Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, IPFN), hoje Diretor Sénior na Microsoft, representa as primeiras simulações numéricas deste tipo de choques alguma vez efetuada. Ajudou a demonstrar pela primeira vez um processo chamado aceleração de Fermi dos iões, que se pensa ser responsável pela aceleração dos raios cósmicos – as partículas mais energéticas do universo.

Paracetamol em luz polarizada | Hermínio Diogo 

Esta fotomicrografia (fotografia ao microscópio) representa a cristalização do paracetamol, feita por termomicroscopia de luz polarizada. A técnica, aqui aplicada por Hermínio Diogo (Técnico / CQE), é muito utilizada para a caraterização de materiais numa vasta gama de temperaturas, muitos deles cristalinos. O estudo termodinâmico envolvendo princípios ativos de muitos medicamentos é uma área importante em farmacologia.

Encomendas para: loja@tecnico.ulisboa.pt

Loja do Técnico
(Localização: à entrada principal do Pavilhão Central)

close navigation
close Search